09/11/2011

Radioactividade e Radiações

Radioactividade – Propriedade que certos nuclidos têm de emitir radiações espontaneamente.


Radiação – Emissão e propagação de energia através do espaço, ou de um meio material, sob a forma de ondas electromagnéticas (radiação gama, raios X) ou de partículas (partículas alfa, partículas beta).


Partícula alfa – Partícula constituída por dois protões e dois neutrões emitida por um núcleo atómico radioactivo. A constituição da partícula alfa é idêntica à do núcleo de hélio-4 (He-4).

Partícula beta – Electrão com carga eléctrica negativa (b) ou carga eléctrica positiva (b+) emitido por um núcleo atómico radioactivo. Ao electrão positivo (b+) dá-se o nome de positrão. As partículas b e b+ são idênticas, excepto no sinal da carga eléctrica: diz-se que se trata de anti-partículas.

Radiação gama – Radiação electromagnética emitida no decurso de um processo de transição nuclear.

Radiação X Radiação electromagnética resultante da transição de electrões num átomo.

Radiação electromagnética – Radiação associada a variações mais ou menos rápidas dos campos eléctrico e magnético no meio em que se propaga, e caracterizada pelo comprimento de onda. Radiações electromagnéticas por ordem crescente de energia: ondas hertzianas, raios infravermelhos, luz visível, raios ultravioletas, raios X, radiação gama e raios cósmicos.


Sem comentários:

Enviar um comentário