08/11/2011

Carta de Nuclidos

Nuclido – Espécie atómica caracterizada pelo número atómico, pelo número de massa e pelo conteúdo energético do respectivo núcleo. Um nuclido pode ser representado simbolicamente por AX ou X-A, em que X designa o símbolo do elemento químico correspondente ao respectivo número atómico e A representa o número de massa. Exemplo: alumínio com número de massa igual a 27 (alumínio-27), 27Al ou Al-27.

Pode dizer-se, em primeira aproximação, que a carta de nuclidos está para a Física, nomeadamente para a Física Nuclear, como a tabela periódica dos elementos está para a Química. A posição dos elementos na tabela periódica dá uma indicação sobre as propriedades químicas dos elementos; as propriedades nucleares essenciais dos nuclidos são explicitadas numa carta de nuclidos.

Os quadrados cinzentos correspondem a nuclidos naturais estáveis. Por baixo dos símbolos encontram-se as respectivas abundâncias.
Os outros quadrados coloridos correspondem a nuclidos instáveis ou radioactivos. Por baixo de cada símbolo encontram-se o período de semi-desintegração e o modo de desintegração radioactiva).
Da desintegração dos nuclidos radioactivos resultam nuclidos estáveis (ou mais estáveis): por exemplo, o boro-12 (B-12) transforma-se em carbono-12 (C-12); e o oxigénio-15 (O-15) transforma-se em azoto-15 (N-15).


Isóbaros - Nuclidos cujos núcleos têm o mesmo número de nucleões. Exemplos: oxigénio-16 (16O) e azoto-16 (16N).

Isómeros - Nuclidos que diferem entre si pelo estado ou conteúdo energético dos respectivos núcleos. A distinção resulta de um nuclido se encontrar no estado fundamental (estado de energia mínima) e o outro num estado excitado com um tempo de vida significativo, dito estado isomérico ou metaestável. Os núcleos que se encontram no estado excitado tendem a passar ao estado fundamental por transição isomérica, em que é emitida radiação gama. Exemplo: tecnécio-99m (99mTc) e tecnécio-99 (99Tc).

Isótopos - Nuclidos cujos núcleos têm o mesmo número de protões, mas diferente número de neutrões. Trata-se de variantes do mesmo elemento químico, que se distinguem pelo número de massa. Exemplo: oxigénio-16 (16O), oxigénio-17 (17O) e oxigénio-18 (18O), que são os isótopos naturais do oxigénio.

Cf. http://energianuclear-bases.blogspot.com/2011/11/energia-nuclear-glossario.html

Sem comentários:

Enviar um comentário