04/11/2011

Energia Nuclear - GLOSSÁRIO

Referência principal deste blogue:
Energia Nuclear – Mitos e Realidades
Jaime Oliveira & Eduardo Martinho
(Editora O MIRANTE, 2000)

Absorção de um neutrão
Interacção nuclear em que o neutrão incidente é incorporado no núcleo atómico (e desaparece, enquanto partícula livre).

Activação
Produção de radionuclidos por irradiação. A produção de fontes radioactivas e a aplicação da técnica de análise por activação, em reactores nucleares de investigação, são exemplos de casos em que é provocada a activação de nuclidos estáveis por irradiação com neutrões.
 
Actividade (ou actividade absoluta)
Número de desintegrações nucleares que ocorrem, por unidade de tempo, numa fonte radioactiva contendo um único radionuclido. No caso de a fonte radioactiva ser constituída por uma mistura de radionuclidos, é preferível utilizar a expressão taxa de desintegração.

Alfa (símbolo: a)
Que diz respeito a partículas alfa e a radiação alfa.

Alcance
Distância percorrida (em linha recta) por uma radiação ionizante no meio material onde se propaga e com o qual interage. Este conceito aplica-se, em especial, a partículas carregadas. O alcance caracteriza a capacidade de penetração da radiação num dado meio.

Aniquilação
Processo em que se dá a combinação entre um electrão e um positrão – ou a combinação de antipartículas, em geral – de que resulta a transformação das partículas em radiação electromagnética (fotões). A aniquilação é o fenómeno inverso da produção de pares (ou materialização).

Antipartículas
Partículas em tudo idênticas, excepto no que se refere ao sinal da carga eléctrica e ao momento magnético, que são opostos. O electrão e o positrão são exemplos de antipartículas.

Arrefecimento do combustível (Instalação de)
Grande reservatório, geralmente cheio de água, no qual se armazena o combustível nuclear usado, durante o tempo necessário para que a sua actividade diminua até um nível desejado. Também se designa por piscina de desactivação.

Atenuação
Redução da intensidade de um feixe de radiação, num dado ponto, por interposição de um meio material entre uma fonte de radiação e esse ponto.

Átomo
Menor porção de um elemento susceptível de entrar em combinações químicas, constituída por um núcleo rodeado por electrões distribuídos por uma ou mais órbitas ou camadas (cortejo electrónico). Num átomo no estado neutro, o número de electrões é igual ao número de protões do núcleo. A adição ou a subtracção de um ou mais electrões transforma o átomo num ião negativo ou positivo, respectivamente.

Bainha
Camada exterior de matéria aplicada directamente sobre o combustível nuclear, afim de: (1) garantir a sua protecção contra um meio quimicamente activo; (2) reter os produtos radioactivos formados durante a irradiação do combustível; ou (3) proporcionar um elemento de estrutura.

Barra de comando (de um reactor nuclear)
Elemento de comando em forma de barra. Tipos de barras de comando: barras de regulação, para ajuste da reactividade do reactor, e barras de segurança, para paragem de urgência do reactor.

Becquerel (símbolo: Bq)
Unidade SI de actividade. 1 Bq = 1 desintegração por segundo.

Beta (símbolo: b)
Que diz respeito a partículas beta e a radiação beta.

Blindagem
Dispositivo de protecção interposto entre uma fonte de radiação e uma determinada área, com o objectivo de diminuir a intensidade da radiação que atinge essa área. Termos e expressões equivalentes: protecção; barreira de protecção; escudo; e escudo biológico.

Captura electrónica
Transformação nuclear de um radionuclido em que o núcleo do átomo captura um electrão do cortejo electrónico (da órbita mais interna, em geral). O electrão capturado combina-se com um protão do núcleo e dá lugar à formação de um neutrão. Em consequência da captura electrónica, o átomo emite radiação electromagnética, devido à transição de electrões para órbitas mais internas.

Captura radiativa (de um neutrão)
Processo de interacção pelo qual um neutrão é absorvido por um núcleo atómico, ao que se segue imediatamente a emissão de radiação gama.

Carga eléctrica elementar (símbolo: e)
Carga eléctrica mínima existente na Natureza. 1 e = 1,602´10–19 C.

Cindível
Qualifica um nuclido susceptível de sofrer uma cisão nuclear por absorção de um neutrão.

Circuito primário de refrigeração
Circuito em que circula um fluido de refrigeração utilizado para extrair energia de uma fonte de calor primária, tal como o núcleo de um reactor nuclear.

Circuito secundário de refrigeração
Circuito em que circula um fluido de refrigeração utilizado para extrair energia do circuito primário de refrigeração.

Cisão nuclear
Reacção nuclear provocada por neutrões de que resulta a divisão de um núcleo pesado (urânio-235, por exemplo) em dois núcleos com massas relativamente próximas. A expressão cisão nuclear foi sugerida por um especialista em Biologia, domínio onde é conhecido o fenómeno de divisão do núcleo das células vivas. Cisão, fissão ou fragmentação nuclear são expressões equivalentes para designar o fenómeno de divisão ou partição dos núcleos atómicos. Na cisão nuclear, são produzidos neutrões e energia, além dos fragmentos de cisão. Nos reactores nucleares, os neutrões produzidos na cisão podem provocar novas cisões, dando lugar a uma reacção de cisão nuclear em cadeia.

Cisão (Energia de)
Energia libertada em resultado da cisão nuclear. No caso da cisão de um núcleo de urânio-235, a energia libertada é igual a 200 MeV (200 milhões de electrão-volt), aproximadamente; cerca de 85% desta energia manifesta-se sob a forma de energia cinética dos fragmentos de cisão.

Cisão (Fragmentos de)
Núcleos provenientes da cisão nuclear. A energia cinética dos fragmentos de cisão resulta da repulsão que se verifica entre os núcleos, por terem ambos carga eléctrica positiva.

Cisão (Neutrões de)
Neutrões produzidos em consequência da cisão nuclear. Os neutrões podem ser produzidos imediatamente no decurso da cisão (neutrões instantâneos) ou serem emitidos diferidamente por núcleos excitados resultantes da cisão (neutrões retardados).

Cisão (Produtos de)
Nuclidos produzidos na cisão nuclear. Os produtos de cisão podem resultar quer directamente pela cisão nuclear, quer posteriormente pela desintegração desses nuclidos radioactivos.

Cobertura fértil (ou Camada fértil)
Matéria fértil situada em torno, ou no interior, do núcleo de um reactor nuclear, tendo em vista produzir matéria cindível por conversão ou regeneração.

Comando de um reactor
Modificação intencional da taxa de cisões num reactor nuclear, ou ajuste da reactividade, com vista a garantir o estado de funcionamento desejado.

Combustão mássica
Energia total libertada pela combustão nuclear, referida à unidade de massa do combustível – em geral, exprime-se em MWd/t (megawatt×dia por tonelada).

Combustão nuclear
Transformações nucleares provocadas pelo funcionamento de um reactor nuclear. A expressão pode ser aplicada ao combustível nuclear ou a outro tipo de matéria.

Combustão química (ou combustão)
Reacção química acompanhada da libertação de energia e da produção de luz. Para haver combustão, é necessário um combustível (carvão ou gás, por exemplo), um comburente (oxigénio, por exemplo) e condições para que ocorra a ignição. A energia libertada na reacção de combustão C + O2 ® CO2 é aproximadamente igual a 4 eV. 

Combustível nuclear
Matéria contendo nuclidos cindíveis que, colocada num reactor, permite que aí se desenvolva uma reacção de cisão nuclear em cadeia.

Comprimento de onda
Distância a que se propaga um movimento vibratório durante um período (do respectivo movimento). Por exemplo, quando a extremidade de uma corda muito comprida está animada de um movimento vibratório sinusoidal e rectilíneo, essa vibração estende-se aos demais pontos da corda, resultando daí um movimento ondulatório. Num “instantâneo” tirado às ondas assim formadas, o comprimento de onda (c.d.o.) é a distância entre dois pontos consecutivos da corda que se encontrem na mesma fase de vibraçãopor exemplo, a distância entre duas “cristas” consecutivas da onda. [O c.d.o., l, é dado por l = vT ou l = v/f, em que v, T e f designam, respectivamente, a velocidade de propagação, a frequência e o período da vibração].

Condução de um reactor
Conjunto de operações de comando e de controlo de um reactor nuclear.

Contaminação (radioactiva)
Presença indesejada de uma substância radioactiva num local, num material ou num organismo, onde pode ser prejudicial. No corpo humano, a contaminação pode ser externa (deposição da substância na pele) ou interna (deposição nos pulmões por inalação de um gás radioactivo, por exemplo).

Contentor de retenção 
Edifício fechado cobrindo por completo um reactor nuclear (e, eventualmente, certos circuitos auxiliares contendo substâncias radioactivas) destinado a impedir – ou a limitar a uma quantidade admissível  – a dispersão de substâncias radioactivas para além da zona controlada, mesmo em caso de acidente.

Conversão
Transformação nuclear de uma substância fértil numa substância cindível diferente da que é consumida numa reacção de cisão nuclear em cadeia. Exemplo: Transformação de urânio (urânio-238) em plutónio (plutónio-239) num reactor cujo combustível é à base de urânio (urânio-235).

Controlo de um reactor
Conjunto das operações que têm por finalidade vigiar o funcionamento de um reactor nuclear e garantir a sua segurança.

Cortejo electrónico
Conjunto dos electrões periféricos de um átomo.

Criticidade
Estado de um meio ou de um sistema tornado crítico, isto é, no qual se desenvolve e auto-sustenta uma reacção de cisão nuclear em cadeia, em regime estacionário.

Crítico
Que satisfaz as condições necessárias para que um meio, onde se desenvolve uma reacção de cisão nuclear em cadeia, tenha um factor de multiplicação efectivo igual a 1.

Cuba (ou vaso, de um reactor nuclear)
Recipiente principal que envolve o núcleo do reactor, pelo menos.

Curie (símbolo: Ci)
Antiga unidade de actividade, que ainda é utilizada. 1 Ci = 3,7´1010 Bq (cf. becquerel).

Decaímento (radioactivo)
Decrescimento, ao longo do tempo, da actividade de uma fonte radioactiva contendo um radionuclido, ou uma mistura de radionuclidos, em consequência das desintegrações nucleares que ocorrem na fonte. Os termos decaímento e desintegração correspondem a conceitos diferentes: o termo decaímento diz respeito à globalidade das desintegrações que ocorrem na fonte radioactiva ao longo do tempo, ao passo que o termo desintegração diz respeito a um acontecimento individual (refere-se a um único núcleo), que ocorre num determinado instante.

Declíneo (radioactivo)
Termo equivalente a decaímento.

Descontaminação
Acção, ou resultado da acção, de eliminar ou reduzir uma contaminação radioactiva.

Desintegração
Termo equivalente a desintegração nuclear (salvo indicação em contrário).

Desintegração alfa
Transformação nuclear espontânea de um radionuclido em que é emitida uma partícula alfa.

Desintegração beta
Transformação nuclear espontânea de um radionuclido em que é emitida uma partícula beta negativa (desintegração b) ou positiva (desintegração b+).

Desintegração nuclear
Modificação espontânea de um núcleo atómico radioactivo de que resulta a emissão de radiações (partícula e/ou radiação electromagnética). Pode tratar-se de desintegração alfa, desintegração beta, captura electrónica ou transição isomérica.

Desintegração radioactiva
Expressão equivalente a desintegração nuclear.

Detector de radiação
O sensor de um sistema de detecção, isto é, o componente do sistema que é sensível às radiações. Em geral, por acção da radiação no detector, ocorre a ionização de um dado meio material (um gás, se se tratar de um detector gasoso), a qual origina impulsos eléctricos que podem ser analisados e contados através de outros componentes do sistema de detecção. Há vários tipos de detector, consoante a natureza da radiação e a aplicação que se tem em vista. Exemplos de detectores: contador Geiger-Müller, contador proporcional, câmara de ionização, câmara de cisão, detector de cintilação e detector semicondutor.

Dispersão
Mudança de direcção de um fotão ou de uma partícula em movimento em consequência da sua interacção com outra partícula. Pode tratar-se, por exemplo, do resultado da interacção de um fotão com um electrão ou da interacção de um neutrão com um núcleo atómico. A dispersão é acompanhada geralmente pela variação da energia cinética da partícula incidente, por transferência para a partícula com que interage. Note-se que, no caso particular da retrodispersão, a partícula dispersada mantém a direcção de propagação, mas muda de sentido.

Dose absorvida
Energia recebida, por unidade de massa, por uma substância exposta à acção de radiações ionizantes, num dado ponto.

Dose efectiva
Soma das doses equivalentes, ponderadas para tecidos ou órgãos humanos especificados, resultantes de exposição externa ou interna a radiações ionizantes.

Dose equivalente
Produto da dose absorvida por factores de ponderação da radiação para obter uma estimativa – numa escala comum a todas as radiações ionizantes – da irradiação de tecidos ou órgãos humanos.

Efeito Compton
Processo de interacção de um fotão com um electrão livre, ou com um electrão externo de um átomo, de que resulta a dispersão do fotão e a ejecção do electrão.

Efeito fotoeléctrico
Processo de interacção de um fotão com um electrão ligado de um átomo (electrão de uma órbita mais interna), de que resulta a absorção do fotão e a ejecção do electrão. Em consequência do efeito fotoeléctrico, o átomo fica ionizado e emite fotões devido à transição de electrões para órbitas mais internas.

Electrão
Partícula elementar, que tem uma carga eléctrica elementar negativa (–1e) e cuja massa é igual a 0,000549 u (cf. unidade de massa atómica). Salvo indicação em contrário, por electrão entende-se a partícula constituinte do cortejo electrónico dos átomos.

Electrão-volt (símbolo: eV)
Unidade de energia utilizada em Física Atómica e Nuclear – o electrão-volt é igual à variação da energia cinética de um electrão em consequência de ter sido submetido a uma diferença de potencial eléctrico de 1 volt. 1 eV = 1,602´10–19 J.

Elemento (ou elemento químico)
Substância constituída por átomos com o mesmo número atómico (exemplos comuns: hidrogénio, alumínio, ferro, ouro, urânio, etc.). Um elemento não pode ser decomposto, ou transformado noutro elemento, mediante processos de natureza química (reacções químicas).

Elemento de comando
Parte móvel de um reactor nuclear cuja acção tem influência sobre a reactividade e que é utilizada para o comando do reactor.

Elemento de combustível
O menor elemento estrutural do núcleo de um reactor nuclear cujo principal constituinte é um combustível nuclear.

Elemento de segurança
Elemento de comando que, sozinho ou associado a outros, fornece uma reserva de reactividade negativa para o caso de uma paragem de urgência de um reactor nuclear.

Emissor (de radiação)
Termo praticamente equivalente a fonte radioactiva, em que é usual explicitar o tipo de radiação emitida. Pode tratar-se de um emissor alfa se a fonte emitir partículas alfa, um emissor beta-gama se forem emitidas partículas beta e radiação gama, etc.

Energia atómica
Expressão utilizada por vezes para designar a energia nuclear.

Energia de ligação
(1) De uma partícula num sistema: energia necessária para extrair a partícula do sistema. (2) De um sistema: energia necessária para decompor o sistema nas partículas que o constituem.

Energia nuclear
Energia libertada em consequência de transformações de núcleos atómicos. As transformações nucleares podem ser espontâneas, como nas desintegrações nucleares, ou provocadas, como nas reacções nucleares produzidas pelo Homem (fusão nuclear ou cisão nuclear, por exemplo).

Enriquecimento
Processo por meio do qual é aumentada a concentração de um determinado isótopo de um elemento químico natural. Por exemplo: por urânio enriquecido entende-se o urânio em que a concentração de urânio-235 é superior a 0,720%, que é a abundância natural.

Escape de neutrões
Perda de neutrões de uma zona de um reactor (do núcleo do reactor, em especial) por evasão através dos limites dessa zona. Expressão equivalente: Fuga de neutrões.

Espectro (de radiação)
Em termos de representação gráfica, trata-se da relação entre a intensidade da radiação (partículas a ou b, radiação g, ...) e a sua energia.

Excitação
Processo em que uma molécula, um átomo ou um núcleo ganha energia – por interacção com radiação electromagnética ou colisão de partículas – e passa a um estado diferente do estado fundamental (ou de energia mínima). Pode tratar-se, por exemplo, de um processo de absorção de energia por parte de um electrão do cortejo electrónico de um átomo, na sequência do qual o electrão transita da órbita em que se encontra para uma órbita mais externa. Então, diz-se que o átomo fica excitado, ou num estado excitado. Um átomo excitado tende a passar espontaneamente para o estado fundamental, processo em que emite radiação electromagnética característica (raios X, por exemplo) devido à transição de electrões para órbitas mais internas. Analogamente, pode tratar-se da excitação de um núcleo atómico (processo envolvendo nucleões, em vez de electrões), com a subsequente desexcitação através da emissão de radiação gama g  (cf. transição isomérica).

Excursão de potência
Aumento muito rápido da potência de um reactor nuclear para além do nível normal de funcionamento. Este aumento pode ser provocado para fins experimentais ou pode ser acidental.

Exposição
Processo, acto ou condição de um organismo vivo ou de um material estar submetido a irradiação. No corpo humano, a exposição pode ser externa (irradiação por fontes situadas fora do corpo) ou interna (irradiação por fontes situadas dentro do corpo).

Factor de multiplicação
Razão entre o número total de neutrões produzidos num reactor nuclear num dado intervalo de tempo e o número total de neutrões perdidos, por absorção ou por escape, no mesmo intervalo de tempo. Quando este parâmetro diz respeito ao núcleo de um reactor com dimensões muito elevadas (infinitas), designa-se por factor de multiplicação infinito (k¥); no caso contrário, designa-se por factor de multiplicação efectivo (ke).

Fértil
Qualifica um nuclido susceptível de ser transformado directa ou indirectamente num nuclido cindível por captura de neutrões, ou uma substância contendo um ou mais destes nuclidos.

Fonte de radiação ionizante
Aparelho ou substância que emite, ou pode emitir, radiação ionizante. Note-se que esta definição engloba instalações em que são produzidas radiações, como é o caso de instalações de irradiação (aparelhos de raios X, por exemplo) ou instalações nucleares (reactores nucleares, por exemplo).

Fonte radioactiva
Substância que se constitui em, ou pode ser utilizada como, fonte de radiação ionizante.

Fonte selada
Fonte radioactiva contida num envólucro que impede, em condições normais de utilização, a disseminação da substância radioactiva no ambiente.

Fotão
Quantum de radiação electromagnética. Um fotão é como que uma partícula transportadora de energia electromagnética.

Fuga (de radiação)
Fuga de radiação através de uma blindagem, principalmente por orifícios ou fendas existentes na blindagem.

Fuga de neutrões
Cf. Escape de neutrões.

Fundo natural
Radiações naturais existentes no ambiente (à superfície da Terra) – radiação originada no espaço extraterrestre (radiação cósmica), radiação emitida por nuclidos radioactivos naturais existentes na crusta terrestre, nos materiais de construção civil, etc. O radão (nomeadamente o radão-222) constitui a fonte de radiação mais significativa para o fundo natural. A concentração de radão varia de lugar para lugar, consoante a natureza do solo, e é mais elevada no interior das habitações do que em espaços abertos.

Fusão nuclear (Reacção de)
Reacção nuclear entre dois núcleos leves de que resulta a produção de pelo menos uma espécie nuclear mais pesada e a libertação de energia.

Gama (símbolo: g)
Cf. radiação gama.

Gray (símbolo: Gy)
Unidade SI de dose absorvida. 1 Gy = 1 J/kg = 100 rad.

Intensidade (de um feixe de radiação)
Grandeza que caracteriza a quantidade de radiação que atinge, por unidade de tempo, um dado ponto ou região. Pode tratar-se, por exemplo, do número de fotões gama que atinge um detector de radiação por unidade de tempo.

Ião
Átomo ou molécula possuindo uma carga eléctrica total não nula. Pode tratar-se de um ião positivo ou negativo.

Iões (Par de)
Cf. Par de iões.

Ionização
Formação de iões pela adição ou subtracção de electrões a átomos, ou pelo fraccionamento de moléculas, por acção de radiações.

Ionização específica
Número de pares de iões criados pela acção de uma radiação por unidade de comprimento do meio material onde a radiação se propaga. Depende do tipo e da energia da radiação, assim como do meio material. Quanto mais elevada é a ionização específica, menos penetrante é a radiação, isto é, menor é o seu alcance.

Irradiação
Incidência, provocada ou acidental, de radiações sobre um organismo vivo ou um material. A irradiação é o resultado de uma exposição a radiações.

Isóbaros
Nuclidos cujos núcleos têm o mesmo número de nucleões. Exemplos: oxigénio-16 (16O) e azoto-16 (16N); urânio-239 (239U), neptúnio-239 (239Np) e plutónio-239 (239Pu); etc.

Isómeros
Nuclidos que diferem entre si pelo estado ou conteúdo energético dos respectivos núcleos. A distinção resulta de um nuclido se encontrar no estado fundamental (estado de energia mínima) e o outro num estado excitado com um tempo de vida significativo, dito estado isomérico ou metaestável. Os núcleos que se encontram no estado excitado tendem a passar ao estado fundamental por transição isomérica, em que é emitida radiação gama. Exemplo: tecnécio-99m (99mTc) e tecnécio-99 (99Tc).

Isótopos
Nuclidos cujos núcleos têm o mesmo número de protões, mas diferente número de neutrões. Trata-se de variantes do mesmo elemento químico, que se distinguem pelo número de massa. Exemplo: oxigénio-16 (16O), oxigénio-17 (17O) e oxigénio-18 (18O), que são os isótopos naturais do oxigénio.

Limites de dose
Valores de referência máximos fixados para as doses efectivas resultantes da exposição de pessoas a radiações ionizantes. Os limites de dose constituem uma indicação ou recomendação. Embora não devam ser ultrapassados, se tal acontecer isso não significa necessariamente que se esteja perante uma situação gravosa ou prejudicial, tanto mais que os valores são fixados com base em critérios conservativos. (Note-se que a ultrapassagem de um limite de velocidade na circulação rodoviária não implica obrigatoriamente a ocorrência de um acidente.)

Massa crítica
Valor mínimo da massa de uma matéria cindível que pode conduzir a uma situação de criticidade. É de salientar que a massa crítica depende não só da composição da matéria cindível, mas também da sua disposição geométrica.

Materialização
Termo equivalente à expressão produção de pares.

Mecanismo de comando
Dispositivo utilizado para deslocar um elemento de comando durante as acções de comando e de controlo de um reactor nuclear.

Mecanismo de segurança
Mecanismo destinado a actuar ou a desencadear uma acção no sentido de diminuir rapidamente a reactividade de um reactor nuclear (graças, por exemplo, ao deslocamento de elementos de segurança).

Moderação
Diminuição da energia cinética dos neutrões em consequência de reacções de dispersão com núcleos atómicos de uma substância apropriada (contendo átomos leves).

Moderador
Substância utilizada nos reactores nucleares para reduzir a energia cinética dos neutrões, por meio de reacções de dispersão e sem captura apreciável. Exemplos de moderadores: água (1H2O), água pesada (2H2O) e grafite (C).

Multiplicação de neutrões
Processo pelo qual um neutrão produz, em média, mais do que um neutrão num meio contendo uma substância cindível.

Neutrão
Partícula elementar electricamente neutra constituinte dos núcleos atómicos, cuja massa é igual a 1, 008665 u (cf. unidade de massa atómica). Um neutrão livre tende a desintegrar-se espontaneamente num protão e num electrão. O correspondente período de semi-desintegração é igual a cerca de 10  minutos.

Neutrões de cisão
Cf. Cisão, Neutrões de.

Neutrões lentos
Neutrões cuja energia cinética é inferior a 1 electrão-volt (limite adoptado em física de reactores nucleares de cisão).

Neutrões rápidos
Neutrões com energia superior a 0,1 MeV (limite adoptado em física de reactores nucleares de cisão).

Neutrões térmicos
Neutrões que se encontram em equilíbrio térmico com o meio em que se encontram. Se a temperatura do meio for 20 oC, a velocidade mais provável dos neutrões térmicos é 2200 m/s, a que corresponde a energia de 0,025 eV.

Nucleão
Termo utilizado para designar qualquer dos constituintes dos núcleos atómicos (protão ou neutrão).

Núcleo (atómico)
Parte central do átomo – constituída por protões e neutrões – com carga eléctrica positiva, que contém praticamente toda a massa do átomo e ocupa uma fracção muito pequena do seu volume. A matéria nuclear é extremamente densa: a massa volúmica do núcleo é da ordem de 100 milhões de toneladas por centímetro cúbico.

Núcleo (do reactor)
Região de um reactor nuclear em que pode ter lugar uma reacção de cisão nuclear em cadeia. A parte essencial do núcleo do reactor é o combustível nuclear.

Nuclido
Espécie atómica caracterizada pelo número atómico, pelo número de massa e pelo conteúdo energético do respectivo núcleo. Um nuclido pode ser representado simbolicamente por  ou AX, em que X é o símbolo do elemento químico, Z é o número atómico e A é o número de massa. Exemplo: alumínio com número de massa igual a 27 (alumínio-27)  ou 27Al.

Número atómico
Número de protões de um núcleo atómico.

Número de massa
Número de nucleões de um núcleo atómico.

Par de iões
Partículas independentes com cargas eléctricas de sinal contrário – uma com carga positiva e a outra com carga negativa – que se formam por ionização de um átomo, ou de uma molécula, sob a acção de uma radiação. No caso da interacção de partículas carregadas com gases, a energia necessária para formar um par de iões (ião positivo + electrão) é cerca de 35 eV.

Paragem do reactor
Actuação sobre a reacção de cisão nuclear em cadeia para levar o reactor a um estado sub-crítico (factor de multiplicação efectivo < 1). A actuação pode consistir na introdução de barras de comando no núcleo do reactor.

Paragem de urgência
Acção de paragem brusca de um reactor nuclear para evitar uma situação perigosa ou para limitar as suas consequências.

Partícula alfa
Partícula constituída por dois protões e dois neutrões emitida por um núcleo atómico radioactivo (cf. desintegração alfa). A constituição da partícula alfa é idêntica à do núcleo de hélio-4 (4He).

Partícula beta
Electrão com carga eléctrica negativa (b) ou carga eléctrica positiva (b+) emitido por um núcleo atómico radioactivo (cf. desintegração beta). Ao electrão positivo (b+) dá-se o nome de positrão. As partículas b e b+ são idênticas, excepto no sinal da carga eléctrica (cf. antipartículas).

Partículas carregadas
Partículas com carga eléctrica não nula. Pode tratar-se de radiação alfa, protões ou electrões, por exemplo.

Período de semi-desintegração
Intervalo de tempo ao fim do qual a actividade de uma fonte radioactiva simples (contendo um único radionuclido) diminui para metade, em consequência de desintegrações nucleares. Expressões equivalentes: período de semi-transformação; período radioactivo; período.

Plasma
Gás ionizado, no todo ou em parte, em que as partículas carregadas (iões e electrões) se movem quase livremente mas estão globalmente equilibradas, isto é, o meio é electricamente neutro. O plasma é considerado o quarto estado físico da matéria; os outros são os estados sólido, líquido e gasoso. Uma lâmpada tubular de néon, por exemplo, contém um plasma. A nível do Universo, o estado de plasma é o mais abundante, dada a elevadíssima quantidade de matéria existente nas estrelas.

Positrão
Electrão positivo ou partícula b+ (cf. partícula beta).

Potência térmica total (de um reactor)
Energia total dissipada no núcleo de um reactor nuclear, por unidade de tempo, em resultado das cisões nucleares que nele ocorrem. Para a energia total concorrem quer a energia dissipada instantaneamente (fragmentos de cisão, por exemplo) quer diferidamente (radioactividade dos produtos de cisão).

Potência térmica utilizável (de um reactor)
Parte da potência térmica total que pode ser evacuada a uma temperatura tal que permite a sua utilização como fonte de energia. Na prática, trata-se da energia evacuada através do circuito primário de refrigeração.

Produção de pares
Processo de interacção de radiação gama com o campo eléctrico de um núcleo atómico do qual resulta a transformação da radiação num par de partículas, concretamente um electrão e um positrão. Este fenómeno só pode ocorrer com fotões cuja energia seja superior 1,02 MeV. À produção de pares também se dá o nome de materialização. A produção de pares é o fenómeno inverso da aniquilação (de partículas).

Produtos de cisão
Cf. Cisão, Produtos de.

Protão
Partícula elementar constituinte dos núcleos atómicos, que tem uma carga eléctrica elementar positiva  (+1e) e cuja massa é igual a 1,007277 u (cf. unidade de massa atómica).

Quantum
Quantidade unitária de energia postulada pela teoria quântica. O fotão é um quantum de radiação electromagnética. Segundo a teoria quântica, a radiação electromagnética é emitida ou absorvida por quanta, cada um com energia E = hn, em que n representa a frequência da radiação e h designa a constante de Planck (h = 6,626´10–34 J s).

Rad (símbolo: rad)
Unidade de dose absorvida. 1 rad = 0,01 Gy (cf. gray).

Radão
Elemento químico gasoso (Z = 86) formado por desintegração radioactiva de descendentes das famílias radioactivas naturais do tório e do urânio.

Radiação
Emissão e propagação de energia através do espaço, ou de um meio material, sob a forma de ondas electromagnéticas (luz visível, radiação gama, raios X, ...) ou de partículas (partículas alfa, partículas beta, neutrões, ...).

Radiação alfa
Radiação composta por partículas alfa. A radiação alfa é muito ionizante (a ionização específica no ar é da ordem de 30 000 pares de iões por centímetro), pelo que é pouco penetrante (o seu alcance, no ar, é cerca de 5 centímetros).

Radiação de aniquilação
Radiação electromagnética resultante da combinação de um electrão com um positrão – ou da combinação de antipartículas, em geral. A radiação de aniquilação produzida pela combinação de um electrão com um positrão é constituída por um par de fotões, com 511 keV cada um, que se propagam em sentidos opostos.

Radiação beta
Radiação composta por partículas beta.

Radiação electromagnética
Radiação associada a variações mais ou menos rápidas dos campos eléctrico e magnético no meio em que se propaga, e caracterizada pelo comprimento de onda. A radiação electromagnética pode ter energias compreendidas entre cerca de 10–10 e 1010 eV, e englobam, por ordem crescente de energia, as ondas hertzianas, os raios infravermelhos, a luz visível, os raios ultravioletas, os raios X, a radiação gama e os raios cósmicos.

Radiação gama
Radiação electromagnética emitida no decurso de um processo de transição nuclear ou de aniquilação.

Radiação ionizante
Radiação capaz de produzir iões, directa ou indirectamente, por interacção com a matéria onde se propaga e com a qual interage. Pode tratar-se de radiação corpuscular (radiação alfa, radiação beta, protões, etc.) ou radiação electromagnética (radiação gama, raios X).

Radiação X
Radiação electromagnética resultante da transição de electrões num átomo ou produzida por bombardeamento de um alvo metálico com electrões.

Radioactivação
Termo utilizado, por vezes, para designar activação.

Radioactividade
Propriedade que certos nuclidos têm de emitir espontaneamente radiações.

Radioactivo
Dotado de radioactividade.

Radioisótopos
O mesmo que isótopos radioactivos. Termo empregado, por vezes, para designar radionuclidos.

Radionuclidos
O mesmo que nuclidos radioactivos.

Radioprotecção
Termo utilizado correntemente para designar o ramo da física das radiações que diz respeito à protecção contra os efeitos das radiações ionizantes.

Raios alfa
O mesmo que radiação alfa.

Raios beta
O mesmo que radiação beta.

Raios gama
O mesmo que radiação gama.

Raios X
O mesmo que radiação X.

Reacção nuclear
Processo de que resulta a modificação da estrutura ou do estado energético de um núcleo atómico. Há vários tipos de reacção nuclear, consoante os agentes envolvidos na transformação nuclear, isto é, as partículas incidentes e os núcleos-alvo.

Reacção nuclear em cadeia
Sucessão de reacções nucleares em que um dos reagentes é, ele próprio, produto de reacção. O exemplo mais importante é a reacção de cisão nuclear em cadeia: a cisão é provocada por neutrões e, na cisão, são produzidos neutrõesque, por sua vez, podem dar lugar a novas cisões... A reacção de cisão em cadeia e, portanto, o estado do reactor onde ela ocorre, podem ser classificados consoante o valor do factor de multiplicação efectivo:
ke = 1 ® reacção estacionária (reactor crítico)
ke < 1 ® reacção convergente (reactor sub-crítico)
ke > 1 ® reacção divergente (reactor supercrítico).

Reactividade
Parâmetro que traduz o desvio, em relação ao estado crítico, de um reactor nuclear em que se produz uma reacção de cisão nuclear em cadeia. Designa-se por r e é dado pela relação r = (ke – 1)/ke, em que ke representa o factor de multiplicação efectivo. Note-se que a reactividade do sistema pode ser nula (r = 0, se ke = 1), assumir valores positivos (r > 0, se ke > 1) ou valores negativos (r < 0, se ke < 1). Cf. Reacção nuclear em cadeia.

Reactor nuclear (de cisão)
Dispositivo em que uma reacção auto-sustentada de cisão nuclear em cadeia pode ser mantida e controlada. Os produtos úteis resultantes do funcionamento de um reactor nuclear são, no essencial, de dois tipos: energia e neutrões. Nas centrais nucleares, aproveita-se a energia (calor); nos reactores nucleares de investigação, utilizam-se os neutrões (o reactor constitui a fonte de radiação).

Reactor nuclear (de fusão)
Dispositivo em que uma reacção auto-sustentada de fusão nuclear pode ser mantida e controlada.

Reactor nuclear a neutrões rápidos (ou reactor a neutrões rápidos)
Reactor em que as cisões nucleares são provocadas predominantemente por neutrões rápidos.

Reactor nuclear a neutrões térmicos (ou reactor a neutrões térmicos)
Reactor em que as cisões nucleares são provocadas predominantemente por neutrões térmicos.

Reactor nuclear conversor (ou Reactor conversor)
Reactor nuclear que, a partir de uma substância fértil, produz uma substância cindível diferente da que é consumida. Exemplo: reactor nuclear a urânio natural (ou a urânio enriquecido) que produz plutónio a partir de urânio-238. Quando a quantidade de substância cindível produzida é superior à que é consumida, o reactor diz-se super-conversor.

Reactor nuclear de potência (ou Reactor de potência)
Reactor nuclear concebido principalmente para produzir energia. Exemplos: reactores de produção de electricidade ou de calor; reactores utilizados para a propulsão de navios.

Reactor nuclear regenerador (ou Reactor regenerador)
Reactor nuclear que, a partir de uma substância fértil, produz uma substância cindível idêntica à que é consumida. Exemplo: reactor a plutónio que produz plutónio, a partir do urânio-238. Quando a quantidade de substância cindível produzida é superior à que é consumida, o reactor diz-se super-regenerador.

Reflector
Matéria ou objecto material que “reflecte”, por dispersão, uma radiação que nela(e) incide. Em tecnologia dos reactores nucleares, este termo designa o material que se coloca à volta do núcleo do reactor para fazer regressar ao sistema alguns dos neutrões que tendem a escapar-se. Exemplos de reflectores de neutrões: água, água pesada, grafite e berílio. As propriedades dos reflectores são idênticas às dos moderadores.

Refrigerante
Fluido que se faz circular através do núcleo de um reactor nuclear para evacuar a energia nele produzido. O fluido que atravessa o núcleo do reactor é o refrigerante primário, o qual, geralmente, é utilizado para aquecer, num permutador de calor, um refrigerante secundário, que não circula pelo núcleo.

Regeneração
Transformação nuclear de uma substância fértil numa substância cindível idêntica à que é consumida numa reacção de cisão nuclear em cadeia. Exemplo: Transformação de urânio (urânio-238) em plutónio (plutónio-239) num reactor cujo combustível é à base de plutónio (plutónio-239).

Rem (símbolo: rem)
Unidade de dose equivalente. 1 rem = 0,01 Sv (cf. sievert).

Resíduos radioactivos
Matérias radioactivas inutilizáveis resultantes do tratamento ou da manipulação de materiais radioactivos. Por exemplo, do tratamento de combustível nuclear irradiado (num reactor nuclear onde foi usado) resultam resíduos radioactivos.

Retrodispersão
Dispersão segundo um ângulo de 180o. Na retrodispersão, a partícula dispersada propaga-se em sentido oposto ao da partícula incidente. Na prática, considera-se ainda como retrodispersão a dispersão segundo ângulos próximos de 180o.

Ruptura de baínha
Aparição, na baínha de um elemento de combustível nuclear, de um defeito através do qual podem escapar-se produtos de cisão. A expressão designa também o próprio defeito.

Sievert (símbolo: Sv)
Unidade SI de dose equivalente. 1 Sv = 1 J/kg.

Sistema de detecção (de radiações)
Dispositivo que permite revelar a presença de radiações e/ou efectuar determinações quantitativas com fontes radioactivas. O elemento básico de um sistema de detecção é o detector de radiações, ao qual estão associados outros componentes electrónicos: por exemplo, fonte de tensão, pre-amplificador, amplificador, relógio e contador de impulsos, por exemplo.

Subcrítico (Reactor)
Cf. Reacção nuclear em cadeia.

Supercrítico (Reactor)
Cf. Reacção nuclear em cadeia.

Tamanho crítico
Dimensões mínimas do núcleo de um reactor nuclear (com uma certa composição material e uma dada disposição geométrica) que permitem que ele se torne crítico.

Taxa de desintegração
Número de desintegrações nucleares que ocorrem por unidade de tempo numa fonte radioactiva contendo uma mistura de radionuclidos. Cf. actividade absoluta.

Transformação nuclear
Modificação natural ou artificial de um núcleo atómico. Pode tratar-se, em particular, de uma desintegração nuclear (modificação espontânea e natural) ou de uma reacção nuclear (modificação provocada, que pode ser natural ou artificial).

Transição
Passagem de um sistema de um dado estado energético para outro. Pode tratar-se de uma transição nuclear (cf. transição isomérica) ou da transição de electrões num átomo (passagem de um electrão para uma órbita mais interna, no que ocorre emissão de radiação electromagnética).

Transição isomérica
Transformação nuclear em que um núcleo num estado excitado passa ao estado fundamental com emissão de radiação gama.

Tratamento de combustível irradiado
Tratamento do combustível nuclear, após ter sido utilizado num reactor nuclear, com vista a recuperar os materiais cindíveis ou férteis e a separá-los dos produtos de cisão. O termo tratamento é equivalente a reprocessamento.

Unidade de massa atómica (símbolo: u)
Unidade de massa utilizada em Física Nuclear. 1 u = 1,660´10–27 kg.

Urânio
Elemento químico (número atómico: Z = 92) que existe na Natureza sob a forma de uma mistura de três isótopos: o urânio-238 (99,274%), o urânio-235 (0,720%) e o urânio-234 (0,006%). O urânio é a matéria-prima utilizada no aproveitamento da energia nuclear. O urânio-238 é um isótopo fértil e o urânio-235 é cindível. Os três isótopos do urânio são radioactivos, emissores de partículas alfa, com períodos de semi-desintegração muitíssimo elevados.

Urânio enriquecido
Urânio em que a percentagem de urânio-235 é superior a 0,720%, que é a abundância natural. O enriquecimento pode ir desde valores da ordem de 2 ou 3% (caso do combustível utilizado em certos tipos de centrais nucleares) até valores superiores a 90% (caso do combustível utilizado nalguns reactores nucleares de investigação).

Sem comentários:

Enviar um comentário