10/11/2011

Alcance das radiações ionizantes

Alcance Distância percorrida (em linha recta) por uma radiação ionizante no meio material onde se propaga e com o qual interage. Este conceito aplica-se, em especial, a partículas carregadas. O alcance caracteriza a capacidade de penetração da radiação num dado meio, a qual está relacionada com o poder de ionização da radiação.
Ião – Átomo ou molécula possuindo uma carga eléctrica total não nula. Pode tratar-se de um ião positivo ou negativo.

Iões (Par de) – Cf. Par de iões.

IonizaçãoFormação de iões pela adição ou subtracção de electrões a átomos, ou pelo fraccionamento de moléculas, por acção de radiações.

Ionização específica Número de pares de iões criados pela acção de uma radiação por unidade de comprimento do meio material onde a radiação se propaga. Depende do tipo e da energia da radiação, assim como do meio material. Quanto mais elevada é a ionização específica, menos penetrante é a radiação, isto é, menor é o seu alcance.

Par de iõesPartículas independentes com cargas eléctricas de sinal contrário – uma com carga positiva e a outra com carga negativa – que se formam por ionização de um átomo, ou de uma molécula, sob a acção de uma radiação. No caso da interacção de partículas carregadas com gases, a energia necessária para formar um par de iões (ião positivo + electrão) é cerca de 35 eV.

Radiação alfaRadiação composta por partículas alfa. A radiação alfa é muito ionizante (a ionização específica no ar é da ordem de 30 000 pares de iões por centímetro), pelo que é pouco penetrante (o seu alcance, no ar, é da ordem de uma dezena de centímetros).

Radiação ionizanteRadiação capaz de produzir iões, directa ou indirectamente, por interacção com a matéria onde se propaga e com a qual interage. Pode tratar-se de radiação corpuscular (radiação alfa, radiação beta, protões, etc.) ou radiação electromagnética (radiação gama, raios X).


Os efeitos que podem estar envolvidos num processo de ionização como o representado na figura acima são o efeito Compton ou o efeito fotoeléctrico:
  • Efeito ComptonProcesso de interacção de um fotão com um electrão externo de um átomo, de que resulta a dispersão do fotão e a ejecção do electrão.
  • Efeito fotoeléctricoProcesso de interacção de um fotão com um electrão ligado de um átomo (electrão de uma órbita mais interna), de que resulta a absorção do fotão e a ejecção do electrão.
Cf. http://energianuclear-bases.blogspot.com/2011/11/energia-nuclear-glossario.html

Sem comentários:

Enviar um comentário