11/11/2011

Cisão Nuclear

Cisão nuclear Reacção nuclear provocada por neutrões de que resulta a divisão de um núcleo pesado (urânio-235, por exemplo) em dois núcleos com massas relativamente próximas. Na cisão nuclear, são produzidos neutrões e energia, além dos fragmentos de cisão. Nos reactores nucleares, os neutrões produzidos na cisão podem provocar novas cisões, dando lugar a uma reacção de cisão nuclear em cadeia.


Cisão (Energia de) – Energia libertada em resultado da cisão nuclear. No caso da cisão de um núcleo de urânio-235, a energia libertada é igual a 200 MeV (200 milhões de electrão-volt), aproximadamente; cerca de 85% desta energia manifesta-se sob a forma de energia cinética dos fragmentos de cisão.

Cisão (Fragmentos de) – Núcleos provenientes da cisão nuclear. A energia cinética dos fragmentos de cisão resulta da repulsão que se verifica entre os núcleos, por terem ambos carga eléctrica positiva.

Cisão (Neutrões de) – Neutrões produzidos em consequência da cisão nuclear. Os neutrões podem ser produzidos imediatamente no decurso da cisão (neutrões instantâneos) ou serem emitidos diferidamente por núcleos excitados resultantes da cisão (neutrões retardados).

Cisão (Produtos de) – Nuclidos produzidos na cisão nuclear. Os produtos de cisão podem resultar quer directamente pela cisão nuclear, quer posteriormente pela desintegração desses nuclidos radioactivos.

Combustão química (ou combustão) – Reacção química acompanhada da libertação de energia e da produção de luz. Para haver combustão, é necessário um combustível (carvão ou gás, por exemplo), um comburente (oxigénio, por exemplo) e condições para que ocorra a ignição. A energia libertada na reacção de combustão C + O2 ® CO2 é aproximadamente igual a 4 eV. 

Energia nuclearEnergia libertada em consequência de transformações de núcleos atómicos. As transformações nucleares podem ser espontâneas, como nas desintegrações nucleares, ou provocadas, como nas reacções nucleares produzidas pelo Homem (fusão nuclear ou cisão nuclear, por exemplo).

Reacção nuclearProcesso de que resulta a modificação da estrutura ou do estado energético de um núcleo atómico. Há vários tipos de reacção nuclear, consoante os agentes envolvidos na transformação nuclear, isto é, as partículas incidentes e os núcleos-alvo.

Reacção nuclear em cadeia – Sucessão de reacções nucleares em que um dos reagentes é, ele próprio, produto de reacção. O exemplo mais importante é a reacção de cisão nuclear em cadeia: a cisão é provocada por neutrões e, na cisão, são produzidos neutrões  que, por sua vez, podem dar lugar a novas cisões... 


Sem comentários:

Enviar um comentário